Design para telas de aplicativo

DOWNLOAD

Curiosidades

Software aplicativo (aplicativo ou aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados. Sua natureza é diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos.

Programas de computador podem ser divididos em duas classes gerais: Software de sistema e Software Aplicativo .

Software de sistema são programas de computador de baixo nível que interagem com o computador num nível muito básico. Podemos citar como exemplos oSistema Operacional, o firmware (um exemplo de firmware é a BIOS do computador), drivers de dispositivos e a interface gráfica que permite ao usuario interagir com o computador.

Software Aplicativo (normalmente referido como apenas Software) é um software que permite ao usuario realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Internet Explorer, Adobe Photoshop, navegadores, etc.

Aplicações de softwares são divididas em duas categorias: aplicações horizontais e aplicações verticais. Aplicações horizontais são as mais populares em departamentos e empresas. Aplicações verticais são produtos que atendem a um determinado nicho, para um tipo especifico de negócio ou divisão de uma companhia .

Existem vários tipos de softwares de aplicação:

  • Uma suíte de aplicativos consiste em múltiplas aplicações unidas, geralmente com funções complementares, mesma interface e que podem ou não interagir entre si. Exemplos são Microsoft Office, OpenOffice.org e iWork que juntam processadores de texto, planilhas, apresentação e etc. Também existem Suítes com outros propósitos como o Adobe Creative Suite.
  • Aplicações desenvolvidas por usuário final: são aplicações escritas pelo próprio usuário para adequar um sistema às suas necessidades. Geralmente incluem processadores de palavras, simuladores científicos, scripts de animação e de gráficos. Um exemplo de aplicação desenvolvida por usuário final são os filtros de e-mail.
  • Software Empresarial: É feito especificamente para atender as necessidades de processos e fluxo de dados de uma empresa, geralmente de grande porte e com necessidades de compartilhamento de dados como sistemas de departamentos financeiros, sistemas de gerenciamento de clientes, sistemas de gerenciamento de viagens corporativas e sistemas de request de help-desk/suporte.
  • Software de infra-estrutura empresarial: Sistemas de funcionamento empresarial como servidores de e-mail, sistemas para gerenciamento de rede e segurança, sistemas automáticos de back-up e etc.
  • Software de informação profissional: São softwares que atendem às necessidades de indivíduos de criar e gerenciar informações, muitas vezes, para projetos individuais dentro de um departamento, em contraste com a gestão empresarial. Exemplos incluem a gestão de tempo, gestão de recursos, ferramentas de documentação, analítico e colaborativo. Processadores de textos, planilhas, clientes de e-mail e blog, sistema de informações pessoais, individuais e editores de meios de comunicação podem ajudar em tarefas de trabalho com múltiplas informações.
  • Software de simulação: São softwares que simulam outros sistemas com propósitos de pesquisa, treinamento e até mesmo entretenimento.
  • Software de desenvolvimento de mídia: São softwares feitos especialmente para atender as necessidades de usuários que criam mídia eletrônica ou impressa com propósitos comerciais ou educacionais. Como editores de HTML, animação digital, softwares criadores de áudio e vídeo e muitos outros.
  • Aplicativos de celular: São softwares que rodam em dispositivos móveis como smartphones, tablets, tocadores de música portáteis, leitores de livro e etc.
  • Software Interpretador de comandos: É um software e que os comandos tem que ser digitados para que alguma ação seja tomada. Exemplos são o DOS e oUNIX.
  • Software de interface de usuário: É um software em que os comandos são acionados por menus, botões e ícones utilizando o mouse. Microsoft Windows, Mac OS e Ubuntu são exemplos comuns de Sistemas Operacionais que utilizam uma ou mais interfaces de usuário.
  • Aplicação “server-side”: É um software de terceiros que um usuário decide instalar em sua conta de uma rede social, por exemplo um jogo de Facebook como oThe Sims Social.
  • Programas de acesso de conteúdo: São programas utilizados exclusivamente para fazer acesso de conteúdo sem edição e podem ou não incluir um segundo software que permite edição de conteúdo. Atendem as necessidades de usuários que precisam acessar conteúdo digital público. Temos como exemplo tocadores de mídia e navegadores da internet.
  • Softwares educacionais: São softwares relacionados a acesso de conteúdo adaptados para estudantes e educadores. Podem ser desde jogos educacionais com intuito de educar e ensinar até edições de aplicativos com soluções otimizadas ao estudo.
  • Software de compartilhamento de informações: Utilizados normalmente por empresas de grande e médio porte para com necessidades de criar, gerenciar e compartilhar informações geralmente entre indivíduos alocados no mesmo departamento ou projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

limpar formulárioPostar Comentário