Material desenvolvido para o bar lounge Barretão.

Curiosidades

Lounge music é um gênero musical que pretende provocar (evocar) nos ouvintes a sensação de estar em um lugar, por exemplo uma selva, uma ilha paradisíaca, no espaço, etc, diferente de onde eles estão ouvindo, transportando-os a um país uma região a uma situação em especial, caracterizado pela harmonia musical de misturas de músicas dos anos 50 e 60, com swing e sons característico da atualidade como bossa nova[1] e easy listening. Também possui notáveis influencias vindo do Dance, quando se torna o ChillHouse.

House music é um estilo musical surgido em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 1980. Há muitos mitos sobre como ocorreu o nascimento da house music, mas de fato nenhum deles detém fontes e nem ao menos se sabe quais foram os produtores que trabalharam com maior afinco no desenvolvimento da cultura house music. Muitos dizem que a house music é uma vertente da disco music e da electropop dos anos 70, pois foram estilos de música quase que contemporâneos[1]. Frankie Knuckles é aclamado por muitos como o “pai” da House Music[2], ele que é um dos pioneiros deste gênero juntamente com outros nomes como Tony Humphries[3]. Atualmente existem muitas sub-vertentes do house, tais como: funky-house, tech-house, disco-house, progressive house, electro-house, acid house, soulful house, neo-jazz-house, entre outros.[4]

O elemento comum de quase toda a house music é uma batida 4/4 gerada numa bateria eletrônica, completada com uma sólida (muitas vezes também gerada eletronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de “samplers“, ou pequenas porções de voz ou de instrumentos de outras músicas. Representa, de certa forma, também uma evolução da disco music dos anos 70. A maioria dos projetos (desenvolvidos por DJs e produtores) e grupos de house music têm como origem a Holanda, a Itália, a Alemanha, a Bélgica, além dos Estados Unidos e Reino Unido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

limpar formulárioPostar Comentário